quarta-feira, 24 de junho de 2015

Por que as mulheres engordam tanto depois de casar?


Como dito no post anterior, um estudo americano descobriu que as mulheres estão mais propensas a ganhar peso após o casamento, enquanto os homens estão mais propensos a ganhar peso depois de um divórcio. Esse estudo foi divulgado na convenção anual de 2011 da American Sociological Association em Las Vegas.

O que ele mostrou? O que nós já observamos no dia a dia: que há chances altíssimas de ganho de peso depois de um casamento especialmente se a mulher tiver mais de 30 anos. Homens divorciados após os 30 também tem mais riscos de ganharem peso.

Os pesquisadores fizeram um questionário com mais de 10 mil homens e mulheres nos Estados Unidos, rastreando seu peso e estado civil de 1986 até 2008. Os participantes tinham entre 22 e 29 anos no começo da pesquisa e 43 a 51 anos no final. O número de mulheres que engordaram depois de casar foi de 46% maior que os homens que engordaram, enquanto para os divorciados os homens superaram as mulheres em 63%.

De fato, é o que nós observamos no dia a dia. Claro que existem homens que engordam depois de casar devido ao estresse, pressão da vida de casado e também por relaxamento, porém notamos comumente que as mulheres geralmente engordam em maior número que os homens e mais rápido.


Apesar do estudo ter apontado esses dados interessantes, ele não soube (ou talvez preferiu omitir, por medo de represálias feministas) explicar o motivo delas engordarem tanto depois do casamento. A maioria dos cientistas pesquisadores são bastante cuidadosos ao falar desse assunto. Cientistas da Univesidade de Ohio atribuíram o ganho de peso a "mulheres terem mais responsabilidades após o casamento e menos tempo para fazer exercício", o que é uma explicação politicamente correta mas pouco realista.

Podemos especular algumas explicações mais reais, como por exemplo, a lei da recompensa: que as mulheres lutam para ficar magras com o objetivo de serem recompensadas e aprovadas pelo parceiro durante o namoro. Depois do casamento, a aprovação da mulher pelo parceiro está consumada e então perde-se a associação entre esforço e recompensa, já que depois de toda a formalidade do casamento é mais difícil dele largá-la por motivos de aparência. Assim, o esforço dela parece não ser justificado e a banha extra chega.
A tendência mais comum é que homens magros continuem magros depois do casamento, enquanto as mulheres engordem por uma série de motivos. Horripilante.

Outra explicação dada por muitos é que poucos meses antes do casamento as mulheres entram em períodos de dietas rígidas, fome severa e sucos 'detox' idiotas para entrarem no vestido de casamento e não parecerem tão gordas no grande dia. Assim, antes do casamento elas emagrecem.

Porém, uma vez que já se encontram na lua de mel, há o relaxamento na dieta e o peso volta provavelmente ainda maior do que era. Isso faz sentido, pois mulheres adoram dietas do tipo sanfona (veja a capa de revistas femininas). A maioria delas quer perder 7kg em 1 semana para entrarem num vestido de festa. Depois, mais 1 mês de comilança até o próximo evento e quando estiver perto taca-lhe fome severa, detox e herbais estúpidos num desespero para perder 1 mês de chocolate em 1 semana.


Outras explicações utilizadas são: gravidez e mudanças metabólicas no corpo, distúrbios emocionais (a mulher engorda e se sente mal por isso, seu ego fica ferido o que gera ansiedade e comilança, num efeito cascata interminável), estresse devido a criação dos filhos e etc.

Quanto aos homens, a pesquisa apontou que eles parecem engordar mais depois do divórcio.

Kevin Federline antes e depois do divórcio, ainda bem que ele tem essa tatuagem para facilitar o nosso reconhecimento.

Isso também parece fazer sentido.

Uma explicação sensata é que, aparentemente, existe um pequeno benefício de saúde involuntário para os homens depois do casamento. Isso é, uma esposa que vive no seu pé te enchendo para você comer comida verde e largar a cerveja, dizendo que Doritos, Hot Pockets e Passatempo é coisa de criança e que não quer que você tenha um ataque cardíaco pois ela não vai criar os filhos sozinha. A tendência feminina é sempre reclamar que o marido está gordo mesmo que elas sejam gordas.

Interessante notar que esse benefício era o mesmo de quando os homens moravam com suas mães. Por isso, depois do divórcio os homens se sentem finalmente livres para tomar suas cervejas com torresmo vendo Rugby até 3 horas da manhã, acompanhado de uma panela de carne moída com purê de batatas. Sem mãe e esposa para lhe empurrarem detox e herbais caros, a tendência do homem divorciado é engordar num primeiro momento. Exceções existem e confirmam a regra.

A conclusão é que a solução para ser magro para sempre parece ser somente uma:
não se case!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os 6 principais erros que uma esposa pode cometer no casamento

1. Querer que o marido resolva todos os seus problemas


Infelizmente a maioria das mulheres após o casamento olha para o marido como um arquétipo do pai, isto é, como se ele fosse responsável por ela e em resolver todos os seus problemas. Na época do namoro ela aporrinhava o pai, depois de casar ela acha que o marido é quem deve aguentar as encheções de saco. Marido não é esponja de problemas e reclamações, ele não quer saber das trairagens que a sua amiga fez, do que sua colega do cabeleireiro disse de você, das fofocas, dos seus desabafos sobre coisas fúteis. Depois não sabem por que ele faz hora extra e chega tarde em casa ou sai para o bar depois do expediente...

 

2. Confundir intimidade com relaxo


Apesar do casamento gerar alguma intimidade desagradável porém aceitável, como a de ver seu cônjuge acordar com remela nos olhos e cabelo bagunçado, algumas mulheres exageram no descuido: peidar na frente do marido, arrotar, cagar de porta aberta, deixar absorventes usados à mostra no banheiro, calcinhas com corrimento entre outras bizarrices. Algumas mulheres depois do casamento relaxam e se comportam como solteiras, achando que o marido deve aceitar só porque agora eles são mais íntimos no dia a dia. Claro que o marido também deve levar isso em consideração.

 

3. Descuidar do corpo e da aparência - e também do humor


Um estudo americano descobriu que as mulheres estão mais propensas a ganhar peso após o casamento, enquanto os homens estão mais propensos a ganhar peso depois de um divórcio (falarei mais sobre essa pesquisa em outro post). De fato, a maioria das mulheres engorda muito depois do casamento, seja pelo uso mais intensificado de anticoncepcionais que mexem com a estrutura hormonal e o metabolismo ou seja pela acomodação de não precisar mais se preocupar com o que vai comer para não perder o companheiro. Seja como for, uma das principais reclamações dos homens no casamento é ter que ver sua namorada linda e doce se transformar em uma pessoa completamente amarga e diferente do que ela era por descuidar da aparência e por não se preocupar em ser bem humorada.

 

4. Querer que o marido resolva os problemas da família dela e envolver a mãe dela em tudo

 

"Nada de futebol domingo mocinho eu vou dormir aqui e você vai ter que nos levar para ver uma exposição de vasos de cerâmica pois temos que renovar a decoração da casa, pare de ser egoísta e só pensar em você já fica longe da sua esposa o dia inteiro no trabalho e no final de semana não quer sair com ela? Pois eu vou junto e vou dormir aqui ouviu bem? Pare de ser egoísta e trate minha filha direito e seja homem."


O único motivo das sogras serem um dos principais personagens de piadas envolvendo casamento é porque as mulheres insistem em deixar que suas mães interfiram na vida do casal. A maioria das mulheres não consegue separar o vínculo emocional com a mãe da vida em casa, e ficam envolvendo a sogra em tudo. Qualquer briga entre elas, qualquer problema familiar e o marido é aporrinhado com uma avalanche de problemas e reclamações quando chega em casa. Deixe seu marido relaxar no final de semana, aproveite e relaxe com ele, pare de querer dar a ele novas atribuições envolvendo prestar favores para sua mãe justamente na hora em que ele quer ficar tranquilo e ter um dia de folga com a esposa.

 

5. Insistir em discutir sobre problemas - e trazer novos


O homem está endividado e a mulher não para de falar disso ou de reclamar das contas. O homem está preocupado com o emprego e a mulher coloca mais pressão falando que se ele perder o emprego pode pedir ajuda para fulana, ciclana, ou que ela pode ir morar na casa da mãe. O homem está estressado e ela insiste em falar sobre fofocas inúteis do trabalho dela, sobre futilidades que aconteceram durante o dia, sobre divisão de tarefas. O homem está preocupado com as contas que estão para vencer a mulher diz que precisa de dinheiro para pagar uma comprinha de cosméticos superfaturados que ela fez com uma amiga. O homem não tem tempo livre porque dedica quase todo o tempo ao trabalho para sustentar a família e ela diz que ele precisa relaxar como se ele nunca tivesse pensado nisso antes. O homem tira folgas e a mulher inventa milhões de tarefas para ele fazer em casa. Todas essas coisas que a maioria das esposas chamam de "soluções", os maridos chamam de problema.

 

6. Fazer jogos emocionais


Muitas mulheres ficam rapidamente entediadas com o casamento e estabilidade, e então começam a procurar afirmativas emocionais dentro do relacionamento para sentirem que são "amadas". Os jogos emocionais mais comuns vão desde expectativas insanas como querer que o marido leia a mente dela para saber o que ela quer, querer que ele lembre de quando foi a primeira vez que eles comeram um dogão juntos na praça e qual era o sabor do molho, qual foi o primeiro presente que ela deu para ele na comemoração dos 3 meses, 29 dias e 4 horas de namoro e etc, até os jogos emocionais mais pesados como se exibir para outros homens, falar mal do marido para as amigas, flertar virtualmente com cafajestes do trabalho/faculdade para sentir que ainda "tem mercado" (achando que desde que não exista um contato físico ou uma conversa aberta sobre sexo com outro homem então não é traição) entre outros. Esses jogos emocionais, que nada mais são que tentativas de afirmar o ego feminino e criar um motivo para derivar emoções de uma reconciliação é a principal causa de brigas no relacionamento - depois de questões envolvendo dinheiro.